Os gestos espontâneos de solidariedade de Manuel Luís Goucha tornaram-se uma característica marcante do apresentador da TVI. Ao longo dos anos, mesmo com um salário generoso e sem filhos, Goucha não consegue ignorar as necessidades dos outros e, por isso, compartilha sua fortuna com aqueles que mais precisam.
De Arganil ao Alentejo, passando pelo norte do país e indo até o Algarve, vários relatos surgem sobre as ajudas prestadas pelo comunicador e seu marido, Rui Oliveira.
“Manuel Luís Goucha e Rui ajudam muito mais do que o que é visto na televisão, isso é uma realidade. Eles não podem ajudar a todos e acabam escolhendo os casos mais aflitos, aqueles que realmente não têm outra opção, que sentem que não há solução. E eles são felizes assim, distribuindo o que têm e o que podem”, relata a revista Nova Gente.
Um dos muitos exemplos que evidenciam a natureza solidária de Goucha ocorreu em 2021, durante a estreia do programa da TVI “Dois às Dez”, quando Maria Botelho Moniz e Cláudio Ramos receberam um casal que perdeu sua casa em um incêndio no dia de Natal.